Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prisma 1.0 cai como uma luva na cidade

“Novo Prisma, o sedã esportivo da Chevrolet”. Com essa referência, a GM apresentou a segunda geração do carro, que foi lançado em 2006 como configuração sedã do Celta. Agora derivado do Onix – o substituto do Corsa –, o modelo passa longe de qualquer pretensão esportiva. Entretanto, a evolução para o antecessor é evidente. E não poderia ser diferente. Afinal, seu principal concorrente, o Hyundai HB20S, chegou com ampla lista de equipamentos e um frescor que a maioria dos demais rivais fica devendo.

Grade bipartida com barra central ostentando a gravata
dourada na dianteira, a assinatura de design da marca
Com bloco 1.0, o veículo se mostra adequado para o uso urbano. O propulsor de 80 cv a 6.400 rpm e 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm – números obtidos com etanol no tanque – não oferece um desempenho empolgante, mas também não deixa o motorista na mão. A transmissão manual de cinco marchas trabalha com suavidade, assim como a suspensão. O 0 a 100 km/h é cumprido em 12,7 segundos, conforme a GM. Melhor do que tudo isso, porém, é o consumo. A configuração avaliada fez 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.

Em relação ao antigo, o atual Prisma tem entre-eixos 9 cm maior, é 7 cm mais largo, 16 cm mais comprido e carrega 61 litros de bagagem a mais. O acabamento é outro ponto melhorado. O interior conta com recursos como o velocímetro digital e, opcionalmente, o sistema Mylink (mais sobre ele no destaque ao lado).


Pneus de baixa resistência ao rolamento ajudam a beber menos
A versão testada, LT 1.0, por R$ 34.990,00, traz sensor de estacionamento, direção-hidráulica, freios com ABS/EBD e duplo airbag como principais equipamentos. Há também travamento automático das portas a 15 km/h. Os faróis permanecem acesos após o desligamento da unidade de força e o travamento das portas e fazem o caminho inverso, acendendo automaticamente com o destravamento das portas pelo controle remoto. Com 500 litros, o porta-malas possui abertura elétrica pela chave.

A configuração topo, com propulsor 1.4, tem tudo isso mais faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e espelhos retrovisores com controle elétrico, computador de bordo e rodas de alumínio aro 15.

Coluna de direção do novo três-volumes da Chevrolet conta
com ajuste de altura
Fonte: Redação - Jornal A Tribuna, http://www.atribuna.com.br, acessado em: 29/05/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário