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Motores pequenos, mas grandes rivais: trio de hatches briga de perto pelo consumidor. (Daia Oliver/R7) |
O termo “cobertor curto” geralmente define uma situação onde não é possível atender todos os seus desejos ao mesmo tempo — como um carro popular, que pode ter airbag de fábrica, mas não ter calotas. Por isso a escolha por um veículo desta categoria é tão complicada, afinal sobram desejos e falta dinheiro para comprar tudo o que se quer. Para facilitar, R7 Carros comparou três carros 1.0 que disputam o mesmo consumidor: VW Gol, Fiat Palio e Nissan March. No mercado os dois nacionais dão um banho no hatch mexicano, mas na prática a disputa entre eles é muito mais árdua.
Isso porque a queda nas vendas do March se deu principalmente pela restrição de importação dos carros fabricados no México. Devido ao impedimento, o hatch literalmente sumiu das lojas no final do ano, deixando diversos concessionários com clientes de sobra e carros de menos. O sucesso se explica principalmente pelo custo-benefício do compacto.
Ar, só nas bolsas
Mas esse benefício só acontece nas versões mais equipadas do March — de série o compacto vem basicamente com airbag duplo, o que explica o tentador preço de R$ 26.890. Calotas, limpador traseiro e até controles manuais dos retrovisores só estão presentes nas variantes mais caras. Já o VW Gol custa R$ 29.390 (quatro portas) e vem com vidros e travas elétricas de série — mas ar-quente é opcional. O mais completo do trio é o Fiat Palio, com direção hidráulica, ABS e airbag de série, por R$ 30.990.
Porém se equiparmos os três com ar-condicionado e direção hidráulica, o March sai ganhando: R$ 30.890, contra R$ 32.937 do Gol e R$ 33.854 do Palio. E o Fiat conta com uma peculiaridade: adicionar somente ar-condicionado ao Palio é mais caro do que colocar o climatizador junto com um pacote que inclui trio elétrico.
Isso porque a queda nas vendas do March se deu principalmente pela restrição de importação dos carros fabricados no México. Devido ao impedimento, o hatch literalmente sumiu das lojas no final do ano, deixando diversos concessionários com clientes de sobra e carros de menos. O sucesso se explica principalmente pelo custo-benefício do compacto.
Ar, só nas bolsas
Mas esse benefício só acontece nas versões mais equipadas do March — de série o compacto vem basicamente com airbag duplo, o que explica o tentador preço de R$ 26.890. Calotas, limpador traseiro e até controles manuais dos retrovisores só estão presentes nas variantes mais caras. Já o VW Gol custa R$ 29.390 (quatro portas) e vem com vidros e travas elétricas de série — mas ar-quente é opcional. O mais completo do trio é o Fiat Palio, com direção hidráulica, ABS e airbag de série, por R$ 30.990.
Porém se equiparmos os três com ar-condicionado e direção hidráulica, o March sai ganhando: R$ 30.890, contra R$ 32.937 do Gol e R$ 33.854 do Palio. E o Fiat conta com uma peculiaridade: adicionar somente ar-condicionado ao Palio é mais caro do que colocar o climatizador junto com um pacote que inclui trio elétrico.
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Visual simples do Nissan March contrasta com a agressividade do Volkswagen Gol (Crédito: Daia Oliver/R7) |
Se por um lado o Gol é o mais caro do trio em boa parte das versões, por outro ele é imbatível na disputa “pós-concessionária”. Com potência de até 76 cv com etanol, o veterano hatch é o que mais agrada no dia a dia, com arranques bons para um 1.0. As trocas de marcha, como em qualquer popular, são constantes, mais prazerosas — mérito do MQ200, o melhor câmbio manual do segmento.
A suspensão é a que melhor alia o compromisso entre conforto e desempenho, transmitindo segurança em curvas em que Palio e March já começam a inclinar muito a carroceria e a cantar pneu. Em uma emergência, porém, o Gol é prejudicado pela ausência de ABS e airbag de série, presentes apenas no Palio. O March vem com as bolsas infláveis, mas não conta com freios antitravamento sequer como opcional.
Se ocorrer uma emergência o Gol aciona o pisca-alerta sozinho e a versão equipada com airbag foi bem no teste do LatinNCAP: três estrelas, mesma pontuação do Palio. O March obteve apenas duas estrelas. Porém na nota numérica o Fiat ganhou com 10,65, contra 10,01 do Gol e 7,62 do March.
No quesito consumo o Gol vira o jogo, registrando bons 8,5 km/l com etanol na cidade. O Palio marcou 8,2 km/l e o March, 7,9 km/l. Todas as medições foram feitas com o ar-condicionado desligado, pois o Palio avaliado não contava com o equipamento.
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Porta-malas do Palio é aberto através do logotipo; limpador do March é opcional (Daia Oliver/R7) |
Visualmente o Nissan é o mais discreto dos três. Sem grandes ousadias na carroceria, o hatch conta com um desenho sóbrio, que não surpreende nem desagrada. O Palio adota linhas mais arrendondadas, com um visual inspirado no “irmão maior” Punto. Recém-reestilizado, o Gol é o mais imponente dos três, mérito da dianteira popularizada pelo Fox e Jetta.
Por dentro o Palio é o que carrega o painel mais simpático, com duas peças unidas e opção de customizar elementos plásticos. O conjunto do Gol agrada, mas as peças simples usadas nos difusores de ar pesam contra o Volkswagen. Mais básico dos três, o interior do Nissan March compensa a austeridade do painel com um espaço interno bom para quatro adultos.
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Interior do trio abusa do uso de plástico (Crédito: Montagem/Divulgação/Daia Oliver/R7) |
O Nissan March cobra menos e oferece mais, enquanto o Gol é o que proporciona o melhor desempenho. Mas o que o Palio tem a seu favor? Bem, além de ser o que vem com mais itens de série, o modelo é o mais personalizável dos três, com opção até de teto-solar elétrico. Sua suspensão prioriza o conforto e ele é o único do trio a oferecer para-brisa térmico como opcional — seu funcionamento é similar ao desembaçador traseiro, impedindo que o para-brisa embace nas versões sem ar-condicionado.
Isso permite uma condução mais segura do Fiat, que também é o mais barato de ser consertado: a franquia de seguro do Palio é 15% mais barata do que seus rivais, apesar da apólice ser 9% mais cara, em média. Se algo quebrar no meio do caminho o March é o que tem a melhor garantia, de três anos — contra um ano de Gol e Palio.
Veredicto
O Palio não é o mais espaçoso, nem o mais seguro. Então por que ele venceu esse comparativo? A resposta está nos detalhes: o Fiat é o único que vem recheado até na versão de entrada, e é o que mais pode receber acessórios. Seu desempenho não emociona, mas ele compensa tratando melhor o motorista, com um painel mais bem acabado e suspensão mais macia — item valorizado nas esburacadas ruas brasileiras. E o hatch é o mais seguro dos três, com ABS e airbag de fábrica e com a melhor nota do LatinNCAP.
A disputa, porém, foi apertada, e quem preferir o Volkswagen terá um hatch menos requintado, mas mais rápido. O March ficou em terceiro por seu projeto simples e ausência de equipamentos importantes — para os interessados no Nissan pode valer a pena esperar por sua versão nacional, que chega em 2014 com um novo visual. Mas como o cobertor de todos eles é curto, resta a você escolher quais partes ficarão aquecidas e quais serão descobertas.
O Palio não é o mais espaçoso, nem o mais seguro. Então por que ele venceu esse comparativo? A resposta está nos detalhes: o Fiat é o único que vem recheado até na versão de entrada, e é o que mais pode receber acessórios. Seu desempenho não emociona, mas ele compensa tratando melhor o motorista, com um painel mais bem acabado e suspensão mais macia — item valorizado nas esburacadas ruas brasileiras. E o hatch é o mais seguro dos três, com ABS e airbag de fábrica e com a melhor nota do LatinNCAP.
A disputa, porém, foi apertada, e quem preferir o Volkswagen terá um hatch menos requintado, mas mais rápido. O March ficou em terceiro por seu projeto simples e ausência de equipamentos importantes — para os interessados no Nissan pode valer a pena esperar por sua versão nacional, que chega em 2014 com um novo visual. Mas como o cobertor de todos eles é curto, resta a você escolher quais partes ficarão aquecidas e quais serão descobertas.
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