Propulsor foca mercados globais que oferecem incentivos fiscais. Ganho na eficiência de combustível é de 20% e emissão reduz em 15%.
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Motor Ford EcoBoost 1.5 (Foto: Divulgação) |
A Ford vai lançar a versão 1,5 litro da família EcoBoost no Salão de Xangai, na China, que abre para a imprensa especializada neste sábado (20). Ele vai equipar o novo Mondeo, que estreia no salão. Na sequência, deverá equipar também o Fusion na América do Norte e, mais tarde, o novo Mondeo na Europa, de acordo com a montadora.
O novo motor EcoBoost também é estratégico para a entrada da Ford em mercados globais que oferecem incentivos fiscais aos consumidores na compra de veículos com motores de até 1,5 litro. Ele tem bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e alguns recursos inovadores introduzidos com o EcoBoost 1.0, como a saída de exaustão integrada ao bloco. Seus números de potência e torque deverão ser similares aos do atual EcoBoost 1.6, com maior economia de combustível e menores emissões de CO2.
A tecnologia EcoBoost é uma das bases da estratégia agressiva da Ford para a redução do consumo de combustível e emissões de seus veículos. Além de um ganho de 20% na eficiência de combustível, ela permite reduzir em até 15% as emissões. Como as demais versões da família, o EcoBoost 1.5 usa turbo, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável. Tais recursos ao mesmo tempo que reduzem o consumo de combustível, melhoram o desempenho e reduzem o ruído.
"A tecnologia Ford EcoBoost mudou a forma como as pessoas veem os motores a gasolina e tem feito enorme sucesso com os consumidores", diz Joe Bakaj, vice-presidente de engenharia de powertrain da Ford. "O novo motor 1.5 amplia a nossa linha EcoBoost para oferecer uma direção mais econômica, tanto no consumo de combustível quanto com a redução dos impostos em alguns mercados."
O EcoBoost 1.5 traz ainda como inovação ser o primeiro motor da Ford a ter o acionamento da correia da bomba de água controlado por computador, que reduz o tempo de aquecimento e contribui para aumentar a eficiência. Um radiador de água resfria o ar de alimentação do motor para proporcionar uma queima mais eficiente.
A Ford já vendeu mais de 600.000 veículos com motores EcoBoost desde o lançamento do primeiro modelo da família, o 3.6 V6, em 2009. Depois, lançou o EcoBoost 2.0 em 2010, o Ecoboost 1.6 em 2001 e, no ano passado, o EcoBoost 1.0, vencedor do prêmio "Motor Internacional do Ano 2012". Até o final deste ano, cerca de 80% das linhas globais de veículos da Ford contarão com essa tecnologia.
O EcoBoost 1.5 traz ainda como inovação ser o primeiro motor da Ford a ter o acionamento da correia da bomba de água controlado por computador, que reduz o tempo de aquecimento e contribui para aumentar a eficiência. Um radiador de água resfria o ar de alimentação do motor para proporcionar uma queima mais eficiente.
A Ford já vendeu mais de 600.000 veículos com motores EcoBoost desde o lançamento do primeiro modelo da família, o 3.6 V6, em 2009. Depois, lançou o EcoBoost 2.0 em 2010, o Ecoboost 1.6 em 2001 e, no ano passado, o EcoBoost 1.0, vencedor do prêmio "Motor Internacional do Ano 2012". Até o final deste ano, cerca de 80% das linhas globais de veículos da Ford contarão com essa tecnologia.
“O novo modelo tem um papel estratégico para atender a forte demanda global pelos motores EcoBoost de quatro cilindros”, diz a Ford em comunicado. Com ele, a capacidade de produção da família será ampliada para 1,6 milhão de unidades por ano. Até o final de 2013, a linha será produzida em seis fábricas na Europa, Ásia e América do Norte — o triplo do número existente em 2010.
A produção do motor EcoBoost 1.5 - o quinto membro da família - será iniciada na fábrica da Ford em Craiova, na Romênia, no final deste mês. Outros locais de produção serão anunciados futuramente.
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