Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Renault cria sistema “limpo” para obter energia elétrica

Reduzir a emissão de gases poluentes virou atividade obrigatória em toda a indústria automotiva. Cada fabricante busca meios de proteger o meio ambiente. A Renault, por exemplo, inaugurou um total de 40 hectares de painéis fotovoltaicos simultaneamente em seis de suas plantas na França.

O espaço possui uma área de 400 mil m² (o equivalente a 60 campos de futebol), o que configura o maior parque mundial em toda a indústria automobilística. Os painéis estão distribuídos em seis plantas cobertas em Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon (centros de entrega e expedição e estacionamentos de funcionários).

O total do parque equivale a uma potência total de 59 MW, o que permite a produção de eletricidade de 52.600 MWh por ano, e que configura o equivalente de consumo anual de eletricidade de uma cidade de 15 mil habitantes. Em média, as centrais solares fotovoltaicas apresentam potências da ordem de 1 MW.

Os parques de painéis fotovoltaicos permitem reduzir a quantidade de CO² emitida pela produção de energia elétrica em 2.200 toneladas por ano (cálculo realizado com base na matriz energética francesa), o que representa aproximadamente 550 vezes a volta ao redor da terra por um veículo térmico emitindo em média 100 g de CO²/km ou ainda uma frota de aproximadamente 1.500 veículos perfazendo 15 mil km / ano cada um.

Proteção
A iniciativa representa também proteção a veículos novos antes da distribuição à rede de concessionárias, reduzindo os riscos de deterioração em caso de intempéries, uma vez que os painéis preveem resistência a impactos, principalmente os causados por granizo.

Fonte: Redação Site Jornal A Tribuna, http://www.atribuna.com.br0, acessado em: 21/11/12. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário