![]() |
Na versão Adventure, com apelo off-road, modelo pode usar o câmbio automatizado Dualogic |
Michael Santos
*De Recife
Cortando de vez as relações com a família Palio, a Fiat lançou a linha 2013 do sedã Siena EL (o antigo Fire, que manteve-se na ativa mesmo após a chegada do Grand Siena), da perua Palio Weekend e da picape compacta Strada, que, ao menos visualmente falando, não derivam mais do hatchback compacto. As novidades estão, basicamente, no design e no interior – apenas a picape sofreu mudança mecânica, com a inclusão de um novo motor. O evento de lançamento ocorreu em Recife, Pernambuco. Todos os modelos ficaram com visual mais robusto e moderno, o que pode ser visto no interior, com painel de instrumentos renovado e elementos bem distribuídos.
Com detalhes sutis, a dianteira do trio traz novas grades, faróis e “bigodinho” com o logo da marca, além de novas rodas. As linhas da parte frontal se conectam com as da lateral e da traseira, tornando o visual harmonioso. Por dentro, como de costume, os carros não oferecem muito espaço para os ocupantes dos bancos traseiros. Já os da frente têm bastante conforto.
Quanto à parte mecânica, a grande novidade está na Strada. Ela passa a ser equipada com a nova motorização E-torQ 1.6 16V, que se soma às Fire 1.4 e E-torQ 1.8 16V (o último desenvolve 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol). Já o Palio Weekend está disponível em quatro versões, com três motorizações: Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V. Em relação ao Siena EL, as opções de propulsores são Fire 1.0 e 1.4 – o último conta com 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Todos possuem câmbio com cinco marchas – mesmo as versões Adventure, únicas com transmissão Dualogic.
![]() |
Entre as novidades, Siena EL (antigo Fire) é o único que usa motor 1.0 |
Quanto aos preços, o Siena EL parte de R$ 28.150,00 na versão de entrada. A 1.4 sai por R$ 30.970,00. Em relação ao Palio Weekend, a versão 1.4 Attractive 8V custa R$ 41.490,00; Trekking 1.6 16V está R$ 43.360,00; a Adventure 1.8 16V sai por R$ 51.510,00 e a Dualogic R$ 53.390,00. Já a Strada parte, na versão Working 1.4 8V com cabine simples, de R$ 31.490,00. A cabine estendida fica em R$ 34.540,00 e a dupla, R$ 38.440,00. A configuração Trekking 1.6 16V custa R$ 38.350,00 (simples), R$ 41.150,00 (estendida) e R$ 45.050,00 (dupla). A Adventure tem preço de R$ 47.490,00 na 1.8 16V com cabine estendida, R$ 51.490,00 com cabine dupla e R$ 54.060,00 com cabine dupla e câmbio Dualogic.
![]() |
Strada passou a contar com um leque maior de opções com cabine dupla |
Nenhum comentário:
Postar um comentário