![]() |
Composto do pneu verde tem sílica |
Bom, para responder esta pergunta, é necessário entender o que os torna distintos. Tudo começa na composição. “A principal diferença está no composto da borracha dos pneus ecológicos”, explica Vinícius Sá, diretor de Marketing para pneus de automóvel da Goodyear.
Sá diz isso por conta da troca de um material primordial misturado à borracha na fabricação. No pneu comum, o negro-carbono, matéria-prima usada para aumentar a resistência mecânica, faz parte da composição. Já no ecológico, utiliza-se óxido de silício, conhecido como sílica. O resultado da alteração é redução da resistência ao rolamento.
Para entender melhor, quando se fala de diminuição da resistência, não é que o pneu seja mais fraco. Na verdade, significa que ele faz com que o carro necessite de menos força para andar.
De posse dessas informações, entra a primeira vantagem do composto verde, apontada pelo diretor de marketing da Goodyear. “Quanto menor a resistência ao rolamento, menor a exigência do motor para manter o veículo em movimento, o que resulta em economia (de combustível)”.
Na esteira do pouco uso de líquido de combustão, surge outro ponto positivo. “O benefício é a diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera”, diz Sá.
Não para por aí. Para evitar preocupações com a vida útil do item sustentável, o gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, tranquiliza os motoristas. “Usamos novos polímeros e outras tecnologias. Com isso, conseguimos desgaste menor. Hoje, é equivalente ao de um pneu comum”.
Melhor no molhado
Por causa do material usado, o composto do pneu ecológico aquece menos que o convencional. Com isso, ele tende a ser menos aderente em pista seca. Por outro lado, a sílica favorece rodar em pista molhada. Ou seja, é mais seguro na chuva.
Por tudo isso, além dos incentivos do Governo Federal, Quadrelli afirma que a procura de “sapatos verdes” por parte das montadoras tem aumentado nos últimos anos.
Visual
Ao chegar às lojas especializadas na venda de pneus, será necessário perguntar aos vendedores qual é o item ecológico e qual é o convencional. “Em termos de aparência, não se nota diferença”, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone.
Preços
Vários carros podem utilizar o pneu com composto verde. É o caso de Renault Clio, Fiat Uno, Nissan Sentra, VW Gol (ou seja, o Voyage também) e Fox, entre outros. Em relação aos preços, um item ecológico da Bridgestone com medidas 175/70 R14 chega a R$ 300,00 (a unidade). Um convencional pode atingir R$ 350,00.
Fonte: Michael Santos - Site do Jornal A Tribuna, http://www.atribuna.com.br, acessado em: 11/03/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário