Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ford estuda uso de fibra

Ford Focus é o primeiro a receber a tecnologia
O Centro Europeu de Pesquisa da Ford desenvolve um projeto com a Hightech.NRW e a Dow Automotive Systems para a pesquisa de novos materiais, processos de design e técnicas de manufatura. O objetivo é promover o uso de fibra de carbono nos veículos da marca. Participam, também, especialistas dos Institutos de Engenharia Automotiva na RWTH Aachen University, Henkel, Evonik, IKV (Instituto de Processamento de Plásticos), Composite Impulse e Toho Tenax.

O Focus foi o primeiro a receber um protótipo de capô para testes iniciais. Feitos de plásticos reforçados com fibra de carbono, os componentes mostraram rigidez, resistência e proteção contra acidentes em níveis considerados suficientes. Eles também apresentaram bons resultados na proteção de pedestres, usando uma construção com núcleo de espuma especial entre duas camadas de plásticos reforçados com fibra de carbono.

O novo processo pesquisado utiliza resina pré-formada de material têxtil de fibra de carbono para uma produção rápida, estável e flexível, com resultados de alta qualidade. A fibra de carbono oferece excelente relação de resistência e peso. Ela é cinco vezes mais forte que o aço com um terço do peso. O uso desse tipo de recurso é chave para o plano da Ford de reduzir o peso de seus automóveis em cerca de 340 kg, até o final da década.

O capô de fibra de carbono pesa 50% menos que a peça convencional, feita de aço. Com o desenvolvimento de novos processos que tornam mais rápido o seu sistema de fabricação, os engenheiros deram um grande passo para a introdução desse material na linha de montagem, pois, até hoje, não foi desenvolvido um processo suficientemente rápido e acessível para a produção em larga escala.

Financiado pelo estado alemão da Renânia do Norte, o projeto está em andamento desde 2010 e programado para ser concluído até setembro deste ano.


Fonte: Redação Site Jornal A Tribuna, http://www.atribuna.com.br, acessado em: 25/02/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário