Oito tipos de autopeças passam a ser fabricadas obrigatoriamente com selo do Inmetro no mercado de reposição, entre elas, amortecedores – item de segurança do veículo.
A partir deste mês toda peça que for fabricada no Brasil ou importada terá que ter o selo do Inmetro. Os distribuidores podem vender peças sem o selo até julho e, no varejo, o prazo para a exigência da certificação vai até julho de 2014.
O selo do Inmetro será obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados a partir de 1º de janeiro de 2000.
As autopeças que terão o selo do Inmetro são amortecedores, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, buzinas e similares, pistões de alumínio, pinos e anéis de trava e de pistão, bronzinas e lâmpadas.
Ficam isentos da obrigatoriedade componentes para linha de montagem (itens que vem no veículo, como os bancos e volante, por exemplo), recall (repostos pela fabricante) e de veículos fabricados até 31 de dezembro de 1999 que deixaram de ser produzidos.
A medida atenderá a 71% da frota circulante no País estimada em mais de 40 milhões de veículos. Desta forma, é possível garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado de reposição.
O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro.
Outros componentes já receberam o selo do Inmetro, como catalisadores e rodas. A previsão é que outros itens também sejam certificados.
Fonte: Joel Leite, http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br, acessado em: 06/02/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário