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quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Setor teme aprovação de lei que exige ABS em motos

“Leis são benéficas”, muitos diriam. Mas, para a afirmação ser totalmente verdadeira, às vezes, depende do ponto de vista. Exemplo claro é o setor de motos diante da possibilidade de o Governo tornar obrigatório que todos os modelos tenham freios com ABS. Para um mercado que anda mal das pernas, eis um problema.

O projeto de lei, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), já passou pela Comissão de Infraestrutura (CI) e, agora, segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). 
A medida determina que todos os veículos nacionais e importados, presentes no Brasil, tenham o sistema antitravamento até 2014.

Apesar de o projeto visar a proteção de quem anda de moto, as empresas temem sua aprovação, 
pois creem que os preços vão aumentar, e as vendas ficarão ainda mais difíceis. Ricardo Coelho, diretor do Casarão Motos, que representa a Suzuki em Santos e região, lamenta a possibilidade, ressaltando que “o preço vai subir e que “as vendas já estão ruins, e isso vai atrapalhar ainda mais”.

Vai “atrapalhar”, como diz Coelho, porque a maior parte dos compradores brasileiros é de baixa renda e, por isso, procura modelos menores, com preços mais em conta. Então, se R$ 2 ou R$ 3 mil reais forem acrescidos ao valor final, muitos devem deixar de adquirir exemplares 0 km. “O público vai sentir. Este ano já foi difícil, e o próximo não deve ter grande crescimento. Em 2014, pode haver retração se a medida virar lei”, considera Denise Pipa, gerente da Honda Sanmell.

A lojista lembra que a procura por exemplares com ABS ainda é pequena e não tem crescido nos últimos anos. Muito por conta do preço.

O projeto de lei deve ser analisado depois de fevereiro.

Por outro lado...

Se por um lado a medida pode prejudicar o setor, por outro tem a capacidade de proteger e até de salvar a vida de todos os motociclistas.

Para Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), se vigorar, os pilotos têm muito a ganhar. “A frenagem é extremamente perigosa. Freio com ABS é um beneficio grande”.

Assim, colocando a determinação como caminho para garantir a vida de alguns que possam cair de seus meios de transporte, Alves pondera: “Essa é a maneira mais segura. Vai reduzir quedas, tombos e riscos”.

Fonte: Michael Santos - Site do Jornal A Tribuna, http://www.atribuna.com.br, acessado em 09/01/13.

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