Kia e Hyundai exageraram dados de economia de combustível na América do Norte
O diretor da Kia Motors, Joo Woo-jeong, afirmou nesta sexta-feira que a companhia já reservou cerca de US$ 187 milhões do orçamento para compensar clientes da América do Norte que compraram carros da marca com informações erradas sobre a economia de combustível dos modelos. Em novembro passado, a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) descobriu que as montadoras exageraram a quilometragem de 13 veículos Kia e Hyundai de modelos entre 2011 e 2013.
As empresas afirmaram que os erros ocorreram em função de diferenças em seus testes de quilometragem comparados com os métodos da EPA. A avaliação foi disparada por queixas de clientes, incluindo um processo coletivo que acusa a Hyundai de levar ao erro consumidores sensíveis a preços do combustível ao afirmar que o popular modelo Elantra 2011 e 2012 tinha consumo mais eficiente do que a realidade. Em comunicado, a Hyundai disse que seus erros só afetaram veículos vendidos na América do Norte. "Todos os carros Hyundai vendidos em outras regiões do mundo foram propriamente certificados com notas corretas de economia de combustível por cada agência respectiva de certificação", informou a montadora sul-coreana.
Fonte: Site Terra, http://economia.terra.com.br,acessado em: 25/01/13.
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