Giuliano Gonçalves
Da Fullpower, especial para o UOL
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"Novatos" no mundo da preparação, New Fiesta e Sonic têm ótima base para modificações |
Considerados "hatches premium" -- pequenos, mas com tecnologia e mais espaço --, Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic são modelos com muitas semelhanças e, ao que tudo indica, ótimas bases para modificações. Não é preciso investimentos astronômicos para apimentá-los. Confira algumas ideias e poucas peças para deixá-los mais radicais.
SONIC NO JOYSTICK
O "Chevy" é de Eduardo Camarotto, da Castor Suspensões. Dono também de um Hyundai Veloster já mostrado pela Fullpower, Camarotto viu no Chevrolet Sonic outra oportunidade de mostrar serviço. "O Veloster fez sucesso pois era um carro novo e cheio de linhas arrojadas. Com o Chevy esperamos o mesmo retorno", afirma.
A versão escolhida para ser socada desta vez foi a LTZ, topo de linha. Câmbio automático de seis marchas e motor 1.6 Ecotec de 120 cavalos são itens que já estão entre as qualidades do modelo, vendido por R$ 54 mil -- com transmissão manual e acabamento mais simples, sai por R$ 46.200. O valor total da brincadeira com o Sonic não foi revelado, mas não foge da proposta de diversão a custo não tão elevado.
Como no Veloster, o Sonic recebeu suspensão a ar independente, com válvulas de meia polegada. Assim, basta usar um controle remoto para o carro desmoronar -- e você quase morrer de infarto: um barulho muito forte, parecido com um espirro, sai do carro e assusta quem estiver por perto. Detalhe: o tal do controle remoto é um joystick de Playstation.
Vale ressaltar que, para chegar à ínfima altura da traseira, algumas alterações estruturais foram inevitáveis: "essa roda é muito grande e, para fazê-la caber nas caixas, tivemos de elevar o posicionamento das pontas de eixo", explica. As rodas, nesse caso, são réplicas dos modelos de Audi A6, de 20 polegadas, com pneus 215/30 R20.
Por fim, o Sonic ainda recebeu uma dose de esportividade no interior, com bancos Sparco de couro e pintura especial -- a última, realizada pela empresa Martelo Dourado, de Jundiaí (SP).
FIESTA BOMBADO
A proposta do Ford New Fiesta, preparado pela BTS Performance, é oferecer o uso de acessórios esportivos com apelo de fábrica. "Nos Estados Unidos, a maioria das montadoras disponibiliza kits de upgrade, a fim de suprir as necessidades de seus consumidores e manter a garantia de fábrica. Como isso não existe por aqui", explica Fernando Baptista, o Batistinha.
Se você pensa que o Fiesta recebeu apenas um banho de perfumaria, ledo engano. O conjunto BTS garante um diferencial ao carro e preserva características originais. Mas o desempenho virou ponto forte. Durante uma volta com o hatch percebe-se a suspensão firme e respostas rápidas.
"É um conjunto coilover Ford Racing, específico para o carro", aponta Batistinha. Barras de torção dianteira e traseira, além de estabilizadora reforçada, também podem ser adicionadas à suspensão. Para aumentar o prazer na tocada, trambulador de câmbio para engate rápido (com coxins billet). "O cliente altera seu Fiesta da maneira que quiser. Pode investir apenas na parte visual, com faixas decorativas e acabamentos cromados pintados de preto", explica. O processo tem preço médio de R$ 2 mil.
Quem optar pelo "kit completo", de cerca de R$ 15 mil, garantirá exclusividade ainda maior, com rodas Sparco aro 17" (com pneus 205/45 R17), sistema de escape dimensionado, coletor de inox do tipo tri-Y, abafadores Magnaflow e catalisador de alta performance BTS, além de reprogramação de injeção. Somado ao cold air intake com filtro cônico (K&N), estima-se aumento de 30 cv na potência do motor Sigma 1.6 16V -- interessantes 145 cv totais.
Fica provado que apostar nos hatches premium é a bola da vez: ficam radicais com poucos acessórios e já dispõem de modificações confiáveis, com qualidade e aspecto originais de fábrica.
Fica provado que apostar nos hatches premium é a bola da vez: ficam radicais com poucos acessórios e já dispõem de modificações confiáveis, com qualidade e aspecto originais de fábrica.
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