Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Chrysler reduz preços no Brasil após ironia da Forbes

Site UOL

A Chrysler do Brasil declarou esta semana ter reduzido “significativamente o preço sugerido” de alguns carros vendidos no país. Válido “por tempo limitado”, o corte chega a ser de quase 13% dependendo do modelo, o que significa que o comprador pode conseguir descontos de até R$ 25 mil.

Grand Cherokee: carro de bacana no Brasil, custa três vezes menos nos EUA, onde é ‘classe média’

De acordo com a assessoria da marca, que além dos modelos Chrysler também é responsável pela gama Jeep, Dodge e Ram, o objetivo da redução é reforçar as vendas, que nos oito primeiros meses do ano ”já estão 78,1% superiores às obtidas no mesmo período de 2011″.
Fica difícil, porém, não enxergar na “promoção” uma reação ao artigo da Forbes —reproduzido por UOL Carros há pouco mais de um mês e discutido por toda a mídia –, que citava nominalmente o Jeep Grand Cherokee, além de criticar o futuro preço do Dodge Durango (a ser lançado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro), para exemplificar como é excessivo o que se cobra por carros no Brasil.
Modelos de outras marcas, como Toyota Corolla e Honda Civic, também foram citados pela Forbes, mas o grosso da crítica ficou mesmo sobre Chrysler, Jeep e cia. O jornalista responsável pelo artigo, Kenneth Rapoza, afirmou não haver qualquer status em comprar carros médios a preço de modelo de luxo e aconselhou: “não se deixe enganar pelo preço cobrado”.
Voltando ao anúncio da Chrysler, os novos preços (válidos até o final do estoque) são:
Chrysler 300C: de R$ 194.900 para R$ 169.900
Jeep Compass: de R$ 97.900 para R$ 89.900
Jeep Grand Cherokee Laredo: de R$ 179.900 para R$ 159.900
Jeep Grand Cherokee Limited: de R$ 204.900 para R$ 179.900
P.S.: o jornalista Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme, autor do blog O Mundo em Movimento e colunista de UOL Carros, apontou ainda outra questão pertinente. Se a redução da Chrysler para alguns modelos faz com que o comprador do 300C ou do Grand Cherokee Limited “ganhe” um carro popular na diferença paga, como fica a fabricante? Engole o prejuízo ou, na verdade, tinha margem de lucro alta o bastante para bancar tamanho desconto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário