Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dar partida incessantemente prejudica motor de arranque

Michael Santos 
Site: A Tribuna



O relógio marca 18 horas. Você bate o cartão e já pensa no que fazer quando chegar em casa. Então, dirige-se para o carro e dá a partida. Ao ver a rua, percebe algo comum: vai enfrentar o trânsito intenso. Com a hora passando mais rápido que a fila de carros, o que fazer? Você começa a desligar e ligar o carro, até porque já está gastando seu tempo e não há razão para também gastar combustível. A situação é comum, mas não é benéfica. A tentativa de economizar pode doer no bolso.


Isso porque, ao dar a partida, o motor de arranque gira o propulsor, que passa a funcionar. Só que para isso, é necessário uso da eletricidade, que vem da bateria, equipamento que disponibiliza a energia. Deste modo, ambos os componentes são amplamente exigidos. E, claro, quanto mais usados, mais ficam desgastados, o que diminui sua vida útil.


Agora, se o condutor ligar e desligar o carro sempre que está no meio do trânsito, o quanto isso pode prejudicar o motor de arranque? “A vida útil não é medida pela quilometragem ou tempo de uso. É pela quantidade de partidas. Dependendo do modelo, pode durar 20 a 40 mil partidas. Assim, quanto mais usar, mais rápido vai desgastar”, diz Leandro Fernando Pereira, proprietário da oficina Stop Car. Ele ressalta que o motor pode durar entre quatro e cinco anos, dependendo do uso.

Se for utilizado de forma correta, motor de arranque pode durar de 20 a 40 mil partidas
Em relação à bateria, o mesmo se aplica: quanto mais utilizada, mais rápido precisará ser trocada. Mas qual é a relação disso com dar partida sucessivamente? É que esse é o momento em que ela é mais exigida. “Quando se liga o carro, a bateria tem função importante, pois é por meio de seus amperes que o motor de partida funciona. Como esse procedimento exige muito dela, se for usada assim, logo precisará ser trocada”, afirma Paulo Sérgio Santo Mauro, gerente da Ana Costa Centro Automotivo. Ele ressalta que, bem utilizado, o componente dura até dois anos.

O que não adianta?

Um equipamento importante para a bateria é o alternador, responsável por recarregá-la. Para que a carga seja completa, há necessidade de que o carro fique ligado por certo tempo. O dono da Stop Car alerta. “O alternador precisa de certa rotação para carregar a bateria. Se ficar no congestionamento, ligando e desligando o carro, em pouco espaço de tempo, não vai recarregar”, avisa. Especialistas dizem que em 15 minutos a carga é reposta.
Para que a carga da bateria seja completada, carro precisa estar ligado por 15 minutos



Nenhum comentário:

Postar um comentário