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quinta-feira, 17 de maio de 2012

Reparo do velocímetro ocorre de forma simples e rápida

Site: Jornal A Tribuna

Velocímetro quase não dá problema. Quase. Às vezes, um dos equipamentos mais importantes do carro pode, sim, deixar de marcar a velocidade. Quando isso acontece, na maioria dos casos o defeito está no sensor de velocidade. “Infiltração de água é a maior causa de problemas, principalmente quando chove muito e as ruas ficam cheias d’água. O movimento na loja aumenta bem”, explica Antonio Luiz Aurélio Pereira, proprietário da Santista Velocímetros. “Montado no câmbio na maior parte dos carros – nos modelos com ABS ele vai na roda – , ele está sempre exposto. Pode até acontecer de molhar e não dar defeito, mas há uma tendência de que isso ocorra”.

Uma vez constatada a falha, o negócio é partir para outra. Afinal, não se faz reparo em sensor de velocidade. Quando ele para de funcionar, tem de ser trocado. A boa notícia é que o motorista não vai gastar tanto. “Os preços variam mesmo para carros populares, mas podemos falar em uma média de R$ 100,00, já com a mão de obra”, afirma Pereira.

Velocímetro que não funciona pode trazer multas ao motorista. Mas troca da peça acontece sem dificuldade.
Dos marcadores à mostra no painel, o velocímetro pode ser considerado o mais importante. Mas ele não trabalha sozinho. O estado ou o nível de água, óleo, temperatura do motor, quantidade de combustível no tanque, carga da bateria e injeção também são mostrados por meio de alertas visuais. Quando tudo funciona, não há razão para preocupação. Até porque, não adianta, pois, ao contrário de outras partes do carro, os mostradores não indicam quando vão dar problema. “Ninguém faz revisão porque não tem como fazer. É como um aparelho de tevê. Você só leva para o conserto quando algo acontece, ele não dá sinais de que vai quebrar”.

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