Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

França: bafômetro descartável será equipamento obrigatório em todos os carros

A intenção é boa, mas será que os realmente bêbados irão usar?
A partir de primeiro de julho próximo, todos os veículos em circulação na França deverão ter a bordo um “etiloteste”, equipamento descartável capaz de medir a dosagem alcoólica do motorista.

A obrigatoriedade abrange todo o tipo de veículos motorizados, inclusive motocicletas. Apenas ciclomotores, que não exigem o uso de placas, estão isentos.
Atualmente, os motoristas franceses são obrigados a levar em seus carros dois equipamentos de segurança: o tradicional triângulo refletivo e um colete amarelo, também refletivo, que reforça a visibilidade de quem precisa descer do veículo numa estrada, seja à noite ou sob neblina.

Barato e fácil de usar - O kit de verificação do nível de álcool é de fácil utilização e tem validade de dois anos. Basta soprar dentro do saco plástico e verificar a possível mudança de coloração de um pequeno tubo transparente para definir se o usuário está ou não em condições de dirigir.

O equipamento custa entre um e dois euros, preço que não deverá provocar grandes reações dos franceses, mesmo aqueles que jamais bebem. A adoção obrigatória está sendo festejada pelos fabricantes, que terão alguns milhões de veículos para equipar em poucos meses.

Quem não tiver o etiloteste no carro vai uma pagar multa de onze euros, que dentro de três meses será elevada para quarenta e quatro.

A grande dúvida é sobre a eficácia da medida. Os legisladores que criaram a obrigatoriedade apostam na consciência dos motoristas, que supostamente devem usar os kits para avaliar suas condições após ingerirem bebida. Especialistas no assunto consideram que, nos casos de embriaguês mais acentuados, é praticamente impossível esperar que os afetados pelo álcool se auto-avaliem antes de assumir a direção.

Jorge Meditsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário