Texto: Rodrigo Ribeiro | Fotos: Divulgação | Site: WebMotors
(17-02-12 – Santana do Parnaíba - SP) – Conforme antecipamos com exclusividade nacional, o novo Chevrolet S10 chega ao mercado como o mais potente da categoria, com um novo motor diesel de 180 cv. Isto é, chegaria, pois a Nissan acabou com a festa da GM ao lançar a nova linha 2013 do Frontier, com um novo propulsor de 190 cv.
Aproveitando as mudanças nas regras de emissões para veículos diesel que começaram este ano, a marca atualizou as duas variantes do quatro cilindros de 2,5L do Frontier. As opções mais fracas pularam de 144 cv para 163 cv, enquanto a mais potente saltou de 172 cv para 190 cv. O torque cresceu na mesma medida, chegando a 41,09 kgfm no motor de 163 cv e 45,8 kgfm no topo de linha.
Com visual inalterado, o Frontier 2013 procura justificar o aumento de preço (em média de R$ 6 mil) com uma lista de equipamentos mais recheada. Agora todas as versões contam com ABS e airbag duplo de série. As seis opções de acabamento se diferenciam por itens estéticos e pela opção de câmbio automático e tração 4x4. Confira a tabela completa e as principais diferenças entre os modelos:
Tabela de preços
XE 4×2 manual – R$ 90.990 (Airbag duplo, ar-condicionado, ABS, direção hidráulica, vidros e travas elétricas)
XE 4×4 manual – R$ 98.990
SE Attack 4×2 manual – R$ 98.990 (Faróis de neblina, retrovisores elétricos, alarme e rádio com MP3)
SE Attack 4×4 manual — R$ 106.990
LE 4×4 manual – R$ 118.990 (Piloto automático e controle de áudio no volante, regulagem de altura dos varóis, espelho retrovisor interno eletrocrômico)
LE 4×4 automática – R$ 126.490
LE Attack 4×4 automática – R$ 128.990 (Sistema de fixação de carga com ganchos móveis e bancos de couro)
XE 4×2 manual – R$ 90.990 (Airbag duplo, ar-condicionado, ABS, direção hidráulica, vidros e travas elétricas)
XE 4×4 manual – R$ 98.990
SE Attack 4×2 manual – R$ 98.990 (Faróis de neblina, retrovisores elétricos, alarme e rádio com MP3)
SE Attack 4×4 manual — R$ 106.990
LE 4×4 manual – R$ 118.990 (Piloto automático e controle de áudio no volante, regulagem de altura dos varóis, espelho retrovisor interno eletrocrômico)
LE 4×4 automática – R$ 126.490
LE Attack 4×4 automática – R$ 128.990 (Sistema de fixação de carga com ganchos móveis e bancos de couro)
Uma sigla a mais
Durante o lançamento a Nissan disponibilizou apenas as versões de 190 cv, com transmissão manual e automática. O test-drive, realizado na grande São Paulo, contou com trechos fora-de-estrada, urbano e rodoviário, incluindo uma sinuosa serra. Em todos eles o WebMotors encontrou os mesmos atributos vistos na linha anterior, incluindo muita força a partir de 2.300 rpm e engates um pouco ásperos na versão manual.
Durante o lançamento a Nissan disponibilizou apenas as versões de 190 cv, com transmissão manual e automática. O test-drive, realizado na grande São Paulo, contou com trechos fora-de-estrada, urbano e rodoviário, incluindo uma sinuosa serra. Em todos eles o WebMotors encontrou os mesmos atributos vistos na linha anterior, incluindo muita força a partir de 2.300 rpm e engates um pouco ásperos na versão manual.
O turbo-lag também se manteve e se mostrou mais grave na versão automática. Sem controle de tração disponível, o Frontier pode assustar os motoristas mais despreparados, pois o câmbio automático dificulta o controle da força despejada nas rodas. O resultado é uma saída de traseira potencialmente perigosa quando o câmbio reduz as marchas, principalmente em pisos escorregadios.
Infelizmente a falta da abreviação TC (controle de tração, em inglês) na lista de itens de série não será notada pela maioria dos consumidores que, segundo a Nissan, comprarão o Frontier devido ao seu apelo em relação à potência. Porém, perante uma concorrência cada vez mais moderna no visual e na mecânica, o Frontier precisará mais do que força bruta para chegar aos primeiros lugares de seu segmento.
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